Jose Antonio Lourenço Jose Antonio Lourenço, Onde Está a Salvação?

Onde Está a Salvação?

«E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos» (Act. 4:12).

Há muita gente à procura da salvação, sem saber onde a salvação está. Há pessoas desiludidas, porque não encontram a salvação em lado nenhum. Há até quem pense que não há salvação nenhuma, que tudo se acaba quando morremos.

Haverá realmente salvação? E se há salvação, onde está?

É necessário descobrir onte está a salvação antes que a morte chegue

Todos nós precisamos descobrir onde está a salvação antes que a morte chegue. Porque a Bíblia diz que «…depois da morte vem o juízo.» Logo, a ideia de que «morremos e acaba-se tudo» é falsa.

A salvação é importante demais para as nossas vidas! Os nossos pecados têm-nos separado de Deus e tornado a nossa vida vazia e nalguns casos miserável. A Bíblia diz que «…todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus» e que «…o salário do pecado é a morte». Sem a salvação, estamos a morrer aos poucos e a caminhar para o inferno, para a perdição eterna. É na salvação que encontramos o perdão para os nossos pecados, que estão arruinando a nossa vida e levando-nos para a tragédia.

Precisamos encontrar a salvação, para nos reconciliarmos com Deus e beneficiarmos da maravilhosa comunhão com o Pai celestial, com o Seu Filho e com o Espírito Santo.

Precisamos descobrir onde está a salvação, para termos paz, segurança e razão para viver.

Mas onte está a salvação? Este é o grande problema e a questão de fundo. Porque muitas pessoas procuram a salvação onde ela não está. Procuram fazer boas obras, contribuir para boas causas, tentam escolher a melhor religião, mas a salvação não se encontra lá.

A salvação não está nas boas obras

A Bíblia diz que salvação não se ganha «pelas obras de justiça que houvéssemos feito» e que «não vem das obras, para que mingúem se glorie». O Céu é o lugar onde todos devem dar glória a Deus pois ninguém pode dizer «eu estou aqui, porque eu fiz isto, ou consegui aquilo”. De facto, o profeta Isaías disse: «As nossas melhores obras são como trapos de imundície».

Mesmo que façamos algumas coisas boas, não seria possível ganharmos o Céu com isso, porque também fazemos muitas coisas más que anulam o efeito das coisas boas e que tornam o saldo negativo. Se por exemplo colocarmos uma maçã podre num cesto de maçãs boas, a maçã podre vai estragar as maçãs boas.

A salvação não está no dinheiro nem nos bens materiais

A Bíblia diz «…não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais.»

Um certo jovem rico perguntou ao Senhor Jesus como obter a vida eterna e Jesus respondeu-lhe: «vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres e vem e segue-me».

A vida eterna nunca se poderia alcançar por dinheiro ou bens porque assim só os ricos, mesmo os corruptos, iriam para o Céu, enquanto que os pobres, mesmo sendo honestos, iriam para o Inferno. Seria uma grande injustiça que não cabe nos planos de Deus que é absolutamente justo. Aliás, Jesus contou acerca de um homem muito rico que foi para o inferno e do pobre Lázaro que foi para o Céu: o rico não conseguiu ganhar o Céu com a sua riqueza e o pobre não precisou de dinheiro para entrar no Paraíso.

Jesus disse que «aos pobres anuncia-se o evangelho» e que «é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico nos reino de Deus».

Na verdade, os ricos não têm que ir para o Inferno, só porque são ricos; eles também podem receber a salvação se entrarem pela «porta estreita» e souberem usar os seus bens. Mas o evangelho destina-se aos pobres, pois a Bíblia diz «…aos pobres anuncia-se o evangelho».

O profeta Isaías disse: «Ó vós, todos os que tendes sede, vinde ás águas, e os que não tendes dinheiro, vinde e comprai sem dinheiro e sem preço, vinho e leite».

Assim, a salvação não está no dinheiro, nem nos bens materiais.

Então onde está a salvação?

A salvação não está na religião nem nos santos

Há muita gente procurando a salvação na sua religião, guardando preceitos, rituais, sacrifícios. Mas a salvação não se encontra aí.

Nenhuma religião garante a salvação aos seus seguidores, nem a certeza de que, ao morrerem, irão para o Céu.

As religiões normalmente adiam a salvação para depois da morte, não oferecem nada certo ou concreto. Ao perguntarmos a qualquer religioso se quando morrer irá para o Céu, ele não sabe, encolhe os ombros – porque a sua religião não pode dar-lhe garantias.

Jesus disse: «…aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus». Ora, a religião não pode fazer isto: a religião tem um código de regras e preceitos que pode influir na conduta das pessoas, mas não pode mudar as suas vidas e produzir o novo nascimento.

Assim, a salvação não se encontra na religião nem nos santos, mortos ou vivos.

A salvação está numa única pessoa: Jesus Cristo

A Bíblia diz: «E em nenhum outro há salvação porque também, debaixo do Céu, nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos».

A salvação da minha e da tua alma, encontra-se exclusivamente na Pessoa do Senhor Jesus Cristo. Não há salvação possível «em nenhum outro».

Porque Jesus Cristo deixou a sua glória e veio a esta terra para salvar-nos. Ele deu a sua vida na cruz do Calvário, ressuscitou ao terceiro dia e dessa forma Ele consumou a nossa salvação.

O anjo disse à virgem: «e porás o seu nome Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.» Efectivamente, Jesus Cristo nasceu em Belém há dois mil anos atrás, para vir ganhar a nossa salvação. A Bíblia diz: «Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna».

Jesus Cristo viveu aqui na terra 33 anos e certa vez disse estas célebres palavras: «…o Filho do homem, veio buscar e salvar aquele que se havia perdido». No fim da sua vida terrena, Jesus Cristo consumou a obra da nossa salvação, dando a sua vida na cruz do Calvário. Jesus deu a sua vida por nós, derramou o seu precioso sangue, com o qual pode perdoar todos os nossos pecados.

A cena do Calvário foi muito forte e dolorosa! A Bíblia diz: «E quando chegaram ao lugar da caveira, ali o crucificaram…» Jesus Cristo, foi deitado sobre um madeiro em forma de cruz, pelos romanos, e com grossos pregos e o bater de um martelo, pregaram as suas mãos e os seus pés, donde jorrou sangue que correu até ao chão. Isto enquanto a populaça gritava contra ele, blasfemava e até lhe batia, provocando-o para que descesse da cruz!

Mas Jesus Cristo aguentou tudo calado. O profeta Isaías havia dito muitos anos antes: «Ele foi oprimido, mas não abriu a sua boca: como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a sua boca.»

Jesus Cristo não abriu a sua boca porque estava consciente do seu objectivo: ganhar a nossa salvação.

No fim ele exclamou «…está consumado!» Queria dizer com isto: está ganha a salvação para todos os que crerem em mim e aceitarem o meu sacrifício.

Jesus Cristo é o único Salvador: «em nenhum outro há salvação.» A Bíblia diz: «Quem crê nele tem a vida eterna, mas quem não crê não verá a vida…» «…ninguém vem ao Pai, senão por mim.»

Ao terceiro dia Jesus Cristo ressuscitou. Isto foi muito importante, porque Jesus se apresentou como o Senhor Todo-poderoso, dizendo: «É-me dado todo o poder no Céu e na terra, portanto ide, pregai o evangelho a toda a criatura; quem crer será salvo e quem não crer será condenado».

Onde está a salvação? A salvação está exclusivamente na pessoa do Senhor Jesus Cristo e na sua grande obra redentora.

Tu podes receber a salvação hoje

Não chega saber onde está a salvação. Esse conhecimento é importante porque assim não procuramos em lugares errados ou em sistemas e pessoas erradas.

Mas para além de sabermos onde está a salvação, é preciso também receber a salvação. É preciso crer e aceitar o Senhor Jesus no nosso coração pela fé.

A Bíblia diz: «A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no seu nome». «Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação e todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo.»

Tu podes receber a salvação hoje! Se tu creres que Jesus morreu na cruz pelos teus pecados, que ao terceiro dia ressuscitou e está vivo, tu podes ser salvo hoje.

Muitas pessoas se perdem por não saberem onde está a salvação. Mas tu podes ser salvo hoje pela pessoa grandiosa do Senhor Jesus Cristo! Ele disse: «Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei.» «As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu conheço-as e elas me seguem e dou-lhes a vida eterna e ninguém as arrebatará da minha mão…»

Jesus Cristo tem a salvação para dar-nos e convida-nos a vir a Ele receber a salvação. Só temos que nos apresentar arrependidos e Jesus dá-nos a salvação e a certeza de que estamos salvos. Jesus disse: «…quem crê em mim tem a vida eterna. Aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.» Tu podes receber a salvação e a certeza que estás salvo! Esta é a maior maravilha do evangelho de Deus.

Tu podes receber a salvação hoje e a certeza de que, quando a morte chegar, vais habitar com Deus no Céu eternamente.

Publicado em 2019-10-17

Para Trás

Para Trás