
Quem poderá salvar-nos?
Introdução
Act. 4:12
A salvação deve ser uma preocupação para todas as pessoas. A nossa vida é muito insegura e veloz. A morte pode surpreender-nos a qualquer momento e depois da morte o que será?
Há quem procure tranquilizar-se pensando: «Morre e acaba-se tudo», mas não têm certeza disso e isso não é verdade. A Bíblia diz: «Aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo» (Heb. 9:27).
Assim, cada um de nós irá, depois de morrer, dar contas a Deus pela forma como viveu a sua vida. A salvação é a forma de nos livrarmos da condenação e termos a garantia de ir viver com Deus no Céu, após a morte física.
Todas as pessoas precisam ser salvas
A Escritura diz que: «não há um justo nem um sequer, todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis», «todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.»
Aos nossos olhos há pessoas boas, pessoas más e pessoas muito más. Aos olhos de Deus todas as pessoas são pecadoras, embora umas mais do que outras.
Jesus Cristo disse: «Se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecereis.»
Realmente, mesmo as pessoas consideradas boas são pecadoras e encontram-se longe do padrão exigido por Deus. Aliás, o maior pecado que as pessoas cometem não é matar e roubar; o maior pecado é a transgressão ao maior mandamento que é: «… amar a Deus com todo o seu coração, com todas as suas forças e com todo o seu entendimento.»
Toda a gente precisa ser salva, precisa da salvação. Muitas pessoas têm consciência disso e procuram a salvação por vários meios e lugares e não a encontram. Quem poderá salvar-nos?
A Bíblia fala de três pessoas procurando a salvação:
-
Nicodemos procurou Jesus de noite por causa da salvação;
-
Um jovem rico perguntou a Jesus, «Que bem farei, para ter a vida eterna?»
-
E o carcereiro de Filipos que perguntou ao apóstolo Paulo, «…que é necessário que eu faça para me salvar?»
Duas destas pessoas encontraram a salvação que procuravam.
A salvação é tão importante que devemos procurá-la até a encontrarmos! |
Onde está a salvação? Quem poderá salvar-nos?
Existem salvadores enganosos:
Há pessoas que procuram a salvação através das boas obras e do dinheiro
Esforçam-se para ajudar pessoas em dificuldade, ajudam instituições, dão esmolas aos pobres, etc. Embora isso seja agradável a Deus, as boas obras e o dinheiro não contam para a nossa salvação.
A Bíblia diz: «Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras para que ninguém se glorie» (Ef. 2:8-9). «Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia nos salvou…» (Tito 3:5)
Se o Céu se conseguisse através do dinheiro, os pobres iam todos para o inferno e isso era uma enorme injustiça, que Deus não faz. Jesus disse exactamente ao contrário: «Aos pobres anuncia-se o evangelho», «…de graça recebeste, de graça dai.»
O profeta Isaías convida os que não têm dinheiro a virem receber, de graça, a salvação (Isa. 55:1-2). Assim, as boas obras e o dinheiro são “salvadores” enganosos.
Outras pessoas delegam a sua salvação na religião
Procuram cumprir os seus preceitos e ser fiéis nos rituais, na esperança de alcançar a salvação. Mas nenhuma religião pode salvar-nos. As religiões não apresentam certezas para além da morte. As religiões têm o seu código de regras, normalmente para alcançar algo, mas não incluem a salvação concreta dos seus seguidores. Por isso, as religiões são também salvadores enganosos.
Algumas pessoas procuram ajuda nos grandes santos: S. Pedro, S. Paulo, a Virgem Maria ou os padroeiros das vilas e cidades. As pessoas escolhem um grande santo e são devotos dele, esperando ajuda, intercessão e salvação.
Mas nenhum santo pode ser o nosso salvador. Porque todos os santos que estão no Céu também precisaram ser salvos por uma pessoa especial. Se os santos do Céu pudessem falar-nos, diriam: «Eu não sou o salvador. Eu não posso salvar-vos. Só há uma pessoa que vos pode salvar, chegai-vos a Ele.»
Quem poderá, pois, salvar-nos? Jesus Cristo é o único salvador!
A Bíblia diz: «E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do Céu nenhum outro nome há, dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos» (At. 4:12). Ou seja, só é possível chegar ao Céu através de Jesus Cristo. Ele mesmo disse: «Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
Ele foi o único que deixou a sua glória no Céu e veio a esta terra para salvar-nos. O Anjo disse à Virgem: «…e porás o seu nome Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Efectivamente, o nome de Jesus significa salvador. Ele «…veio buscar e salvar o que se havia perdido.»
Jesus é o único salvador porque somente ele é que deu a sua vida por nós, na cruz do calvário, para salvar-nos. Ele nunca pecou e morreu pelos nossos pecados.
Só é possível entrar no Céu através do sangue de Jesus. A Bíblia diz: «que só entram no Céu os que foram lavados no sangue do Cordeiro.»
Jesus é o único salvador, porque ele ressuscitou ao terceiro dia e está vivo. Ele é o Todo Poderoso no Céu e na Terra e pode salvar todos que por ele se cheguem a Deus. |
«E em nenhum outro há salvação…» significa que não é possível encontrar salvação sem Jesus Cristo. Nem as obras, nem o dinheiro, nem as religiões, nem os santos podem salvar-nos. «…debaixo do Céu, nenhum outro nome há, pelo qual devamos ser salvos.»
O único Nome que nos pode salvar é JESUS. A Bíblia diz: «…todo aquele que invocar o nome do Senhor Jesus, será salvo» (Rom. 10:13).
Como é que Jesus nos salva?
Crendo no seu evangelho. Ele mandou pregar o evangelho a toda a criatura e disse: «…quem crer, será salvo…». Crer no evangelho implica crer que Jesus morreu pelos nossos pecados e crer que ele ressuscitou ao terceiro dia, está vivo e é oTodo Poderoso
Arrependendo-nos dos nossos pecados. A Bíblia diz: «arrependei-vos pois e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados…» «Se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.»
Aceitando o Senhor Jesus no nosso coração pela fé. Está escrito: «…a todos quantos O receberam, dá-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome.»
Prezado leitor, tu precisas de ser salvo. O Senhor Jesus quer salvar-te. Ele te convida dizendo: «os Vinde a mim todos que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei.»
Não gastes o teu dinheiro naquilo que não é “pão”. Se tu crês que Jesus Cristo morreu na cruz pelos nossos pecados e ressuscitou ao terceiro dia, faz uma oração no lugar onde estás e pede perdão e salvação e aguarda os resultados.