Jose Antonio Lourenço Jose Antonio Lourenço, O Espírito Santo no coração

O Espírito Santo no coração

Efeitos do Calvário (5ª parte)

O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Trindade divina: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. O Espírito Santo tem um papel muito importante na nossa vida e constitui um dos efeitos grandiosos do Calvário. Porque foi a morte e a ressurreição do Senhor Jesus Cristo que criaram as condições para o Espírito Santo poder entrar e habitar nos nossos corações.

Alguém disse: «Entre as muitas dádivas de Deus há humanidade, há duas que são as maiores: Deus nos deu o seu Filho para nos salvar e Deus nos deu o seu Espírito Santo para nos consolar, ensinar e guiar. Vamos hoje analisar o Espírito Santo em nós, como efeito do Calvário.

Como era com o Espírito Santo antes do Calvário? Antes do Calvário, o Espírito Santo não habitava no coração humano. Ele teve um trabalho muito activo, antes do Calvário, ao lado do Pai e do Filho. O Espírito Santo teve um papel activo na criação do mundo e na criação dos seres humanos. Ele inspirou os profetas que falaram em nome do Senhor, a Palavra do Senhor. Foi o Espírito Santo que inspirou os homens para escreveram as Sagradas Escrituras. O Espírito Santo fortaleceu guerreiros nas lutas dos santos contra os exércitos diabólicos.

Mas apesar desta grande actividade, o Espírito Santo não habitava o coração das pessoas; Ele actuava geralmente “do lado de fora”. O problema era o pecado que estava em todos os corações!

Tudo mudou com o Calvário! Jesus Cristo, pela sua morte na cruz e a sua ressurreição ao terceiro dia, eliminou o pecado, que era o grande impedimento, e criou as condições para o Espírito Santo entra e habitar nos nossos corações.

A Bíblia diz: «Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei, para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adopção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.» (Gal. 4:4-6)

A coisa maravilhosa é que, quando cremos e aceitamos o Senhor Jesus Cristo, ele nos perdoa os pecados e o Espírito Santo entra de imediato nos nossos corações. O Espírito Santo começa a trabalhar connosco, a ensinar-nos a clamar «Aba Pai», que significa «Meu Pai» ou «Paizinho». Então o Espírito Santo passa a fazer parte da nossa vida para nos consolar, ensinar, guiar e fortalecer.

Chegamos à conclusão que não poderíamos viver a vida cristã se não fosse a ajuda preciosa do Espírito Santo. O Espírito Santo é o nosso amigo íntimo, amoroso e cordial, com quem podemos ter um relacionamento contínuo. É por isso, que o Espírito Santo em nós é mais um efeito glorioso do Calvário.

Tu podes beneficiar também desta bênção da comunhão com o Espírito Santo! Pede ao Senhor Jesus para te remir dos teus pecados, arrepende-te e pede-lhe perdão.

Entrega-lhe a tua vida para ele te purificar e te tornar um filho de Deus. Então a entrada do Espírito Santo no teu coração será imediata e tu começarás a sentir a paz e o bem estar que vêm do Senhor!

Publicado em 2017-04-16

Próximo

Para Trás